top of page
IMG_20210911_153104.jpg

PERTO DE NÓS

Lugares mágicos. paisagens de tirar o fôlego, praias fluviais magníficas.

é só escolher. Bons passeios!

Santo António da Neve

No antigo Cabeço do Pereiro (Serra da Lousã), ergue-se a Capela de Santo António da Neve em honra de Santo António de Lisboa, mandada construir por Julião Pereira de Castro, neveiro–mor da casa real, passando assim o local a chamar-se Santo António da Neve. Durante anos, esta capela esteve nas mãos de particulares, mas em 1954 foi adquirida pela Câmara Municipal de Castanheira de Pera e ficou na posse da Junta de Freguesia do Coentral. A capela encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1986. Na proximidade da capela ficam três dos antigos poços de neve.

Poço Corga

Praia Fluvial com galardão de “Praia Acessível”.
Situada no leito da Ribeira de Pêra, de águas límpidas e cristalinas, a Praia Fluvial do Poço Corga proporciona ao visitante a tranquilidade e serenidade necessárias para renovar forças e deliciar o corpo e o espírito. As paisagens bucólicas, que misturam o verde da Serra da Lousã com o azul do céu, o colorido das flores e o chilrear dos pássaros, propiciam um contacto pleno com a natureza. Nos terrenos anexos à praia, um esplêndido carvalhal centenário oferece as indispensáveis sombras a um parque de merendas.

Praia das Rocas

A Praia Fluvial das Rocas é um complexo de lazer, animação e divertimento situado num lago com quase 1 km de extensão, bem no coração de Castanheira de Pera. Uma ilha no centro da praia, uma piscina de ondas (a maior do país), uma albufeira e uma ponte secular constituem um ambiente onde o sonho e a realidade se confundem. As águas límpidas da Ribeira de Pera espraiam-se, formando um local de encanto onde palmeiras tropicais convivem harmoniosamente com a Serra da Lousã que espreita lá do alto.

Observação de Veados

Se está a preparar uma visita à nossa Aldeia do Camelo e espera ver animais juvenis a acompanhar os adultos, fique a saber que, depois da Brama, a época do cio e acasalamento dos cervídeos e quando os bramidos dos machos se fazem ouvir na serra, decorre a época da gestação que se prolonga até à Primavera, entre Março e Abril.

Saiba que poderá vê-los mesmo aqui às portas da nossa aldeia durante todo o ano.

Barragem do Cabril

Sendo uma das maiores barragens portuguesas e originando uma das maiores reservas

de água doce do país, a Barragem do Cabril assume-se como um verdadeiro ex-libris arquitetónico da freguesia de Pedrógão Pequeno.
Esta albufeira oferece um dos melhores quadros turísticos do concelho e as suas águas são bastante procuradas para atividades aquáticas e pelos amantes da pesca desportiva.

 

Localizada na ribeira de S. João, em plena Serra da Lousã, a Praia Fluvial da Senhora da Piedade insere-se num cenário de incrível beleza natural. O Castelo da Lousã recebe os visitantes deixando adivinhar a chegada a um espaço aprazível e cheio de recantos que proporcionam momentos de descanso e paz. O xisto é uma presença permanente. Tudo à volta da praia é em xisto, incluindo a prancha de mergulho, com aproximadamente 1,75 metros de altura. Existe uma piscina natural menos profunda para que as crianças

se refresquem e possam brincar à vontade. Apresenta ainda todas as condições de acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

Nossa Senhora da Piedade

Passadiço da Ribeira das Quelhas

As suas fragas imponentes fazem com que as águas se despenhem de grandes altitudes. Ainda explora o verdejante Vale da Silveira, com as suas construções em ruínas e o seu ribeiro de águas calmas, seguindo pela levada até ao Coentral, aldeia serrana, escondida nas vertentes da serra, com as suas casas e pormenores pitorescos. Cruzando granitos e xistos que se elevam junto á Ribeira das Quelhas num fragueado inacessível adornado de azinheiras e azevinhos que pendurados nas rochas procuram um seguro refúgio contra as arremetidas do homem, dos gados e do fogo. Depois da aldeia as duas ribeiras juntarão suas águas que seguem num vale aprazível em direção

a Castanheira de Pera.
 

Barragem de Santa Luzia

Construída entre dois enormes rochedos, é uma das zonas paisagísticas mais deslumbrantes do concelho de Pampilhosa da Serra e de todo o território das Aldeias do Xisto. O local é bastante aprazível para canoagem, passeios pedestres, escalada, pesca, actividades náuticas, ou simplesmente deixar-se estar a banhos na piscina flutuante. Enquadra-se no tipo de barragem de montanha e recebe água das ribeiras do Vidual e Unhais, bem como da albufeira do Rio Ceira, através de um túnel.
Os visitantes mais ativos podem usufruir da ciclovia, do circuito de manutenção, de vários caminhos pedestres, do campo polidesportivo e até de um halfpipe de skate.

bottom of page